Jurista, Académico e Pensador Lusófono
Natural de Luanda e com nacionalidades angolana e portuguesa, Eduardo Vera-Cruz Pinto é Professor Catedrático de Direito, advogado, e uma referência internacional no campo jurídico e académico. Com uma carreira que atravessa mais de três décadas, é doutor em Ciências Histórico-Jurídicas pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, onde também dirigiu a instituição entre 2007 e 2014.
Atualmente, é Diretor de centros de investigação jurídica e colabora com diversas universidades na Europa, África e América Latina. É autor, editor e conferencista com presença marcante em debates sobre Direito Romano, Direitos Humanos, Cibersegurança e História do Direito.
Recebeu condecorações e distinções em Portugal e no Brasil, incluindo o Colar de Mérito da Corte de Contas de Minas Gerais, a Medalha Rosalba do MERCOSUL, e a Ordem do Mérito Infante D. Henrique.
Foi também membro de conselhos superiores de justiça, diretor de revistas científicas e presidente de assembleias gerais de instituições bancárias em Angola.
Seu compromisso com o conhecimento e a integração jurídica lusófona o tornou uma ponte viva entre continentes, culturas e gerações do Direito.